- MODO DE PRODUÇÃO: RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO E FORÇAS PRODUTIVAS
- Infraestrutura e superestrutura
- A contradição social como fundamento da realidade sócio-cultural
- A produção social em função da lógica do capital: a mercantilização das relações sociais
- A produção social como produção de valor; ciência e tecnologia; desigualdade, alienação e conflito
- Estado como resultado da luta de classes
- A distinção entre o argumento marxiano e o weberiano a respeito das classes sociais na sociedade moderna
- O MOVIMENTO OPERÁRIO e a transformação social, nos países capitalistas centrais e no BRASIL
- Paradigmas produtivistas e a atualidade do método marxiano - Taylorismo, fordismo e acumulação flexível (ênfase nos modelos de gestão e estratégias para produzir acréscimos de produtividade)
* Interpretar, no que se refere a introdução, as concepções fundamentais de MARX sobre a estrutura e a dinâmica das sociedades de classes, em geral, e da sociedade capitalista, em particular.
* Interpretar o significado da teoria marxista para o entendimento das relações sociais no mundo moderno e o caráter original desta teoria, centrado na noção de contradição.
* Analisar criticamente o movimento operário, o sindicalismo e a problemática da superação da ordem capitalista.
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta TV
Tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira
Saber querer
Tudo bem, dissipação
De vez em quando é "bão"
Misturar o brasileiro
Aaaaai!
Com alemão
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta sujeira
Nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje
Tem que limpar
Se você não gosta dele
Diga logo a verdade
Sem perder a cabeça
Sem perder a amizade...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Consertar o rádio
E o casamento é
Corre a felicidade
No asfalto cinzento
Se abolir a escravidão
Do caboclo brasileiro
Numa mão educação
Na outra dinheiro...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...(2x)
Pacato Cidadão!
É o Pacato
Da Civilização! Da Civilização!
* Analisar os conflitos de interesses entre os países imperialistas europeus, relacionando-os com a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
* Compreender as dimensões da violência dos confrontos nas duas GUERRAS MUNDIAIS, destacando a utilização de novas tecnologias voltadas para a destruição, bem como a participação das populações civis nos conflitos.
* Analisar o que significou a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL nos campos político, econômico, social e cultural.
* Analisar o período entre guerras, destacando a redefinição do mapa político europeu e a posição política e econômica assumida pelos EUA.
* Contextualizar as crises políticas, econômicas e sociais do período entre guerras, relacionando-as com o surgimento dos movimentos fascista e nazista na EUROPA.
* Estabelecer as relações políticas e ideológicas entre o fascismo/nazismo europeu e governos autoritários ou ditatoriais na AMÉRICA LATINA no mesmo período.
* Analisar os governos fascista e nazista na EUROPA nos campos político, econômico, social e cultural, destacando a ênfase dada a questão racial e a utilização dos meios de comunicação de massa para tentar forjar um imaginário coletivo de aceitação e exaltação dos valores ideológicos totalitários.
* Relacionar a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL às questões derivadas ou agravadas pelos resultados do conflito anterior, como o nacionalismo, as crises econômicas e políticas, a atuação da LIGA DAS NAÇÕES e a política de apaziguamento.
* Analisar o desenrolar da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, o envolvimento de países de diversos continentes e o impacto nas populações civis.
- A segunda metade do século XIX foi um período de transformações na economia brasileira, acompanhadas de outras mudanças políticas e sociais.
- O centro econômico do país deslocou-se das antigas áreas agrícolas do nordeste para o CENTRO SUL, em função dos cafezais que se expandiam. Nas fazendas de café de SÃO PAULO, o trabalho do escravo foi sendo substituído lentamente pelo TRABALHO ASSALARIADO, com o predomínio de imigrantes europeus (italianos, alemães etc.).
- Parte do dinheiro obtido com a venda do café foi aplicada na INDUSTRIALIZAÇÃO do Brasil.
- Nas cidades mais importantes, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém e São Paulo, foram surgindo novos serviços públicos: iluminação nas ruas, bondes, ferrovias, bancos, teatros etc.
CAFÉ: NOVO OURO BRASILEIRO
- O café foi introduzido no Brasil por volta de 1727, mas, a princípio era um produto sem grande valor comercial, utilizado com bebida destinada apenas ao consumo local.
- Entretanto, a partir do início do século XIX, o hábito de beber café alcançou grande popularidade na Europa e nos EUA, fazendo crescer o mercado consumidor.
- O clima e o tipo de solo de muitas áreas do sudeste brasileiro favoreciam amplamente o desenvolvimento da lavoura cafeeira.
- Com todos esses recursos, o Brasil tornou-se em pouco tempo o principal produtor mundial de café, condição que se manteve de 1830 até o final do século XIX.
- Os lucros gerados pela exportação do café possibilitaram a recuperação econômica do Brasil, que tinha suas finanças abaladas desde o período da independência, devido à queda das exportações agrícolas e à dívida externa.
O PODER DOS CAFEICULTORES
- Os cafeicultores tornaram-se o grupo mais rico e influente na sociedade brasileira da época, tranferindo o centro do poder político e econômico do nordeste para o sudeste do território.
- Inicialmente, o café era cultivado na baixada FLUMINENSE e no vale do PARAÍBA (que abrangia áreas das províncias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
- A partir de 1870, as fazendas de café expandiram-se para o oeste da província de São Paulo, onde se encontrava um tipo de solo extremamente favorável ao seu desenvolvimento: A TERRA ROXA.
OS PRIMEIROS IMIGRANTES
- O senador paulista NICOLAU DE CAMPOS VERGUEIRO foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus para trabalhar na cafeicultura.
- Os imigrantes foram contratados pelo SISTEMA DE PARCERIA: davam ao proprietário da fazenda uma parte da colheita e ficava com a outra parte.
* Analisar e contextualizar a crise do sistema colonial, destacando os movimentos denominados de conjurações, que antecedem o processo de emancipação do Brasil.
* Explicar o processo de emancipação política do Brasil.
* Analisar a formação e organização do Estado brasileiro como resultado do embate entre propostas políticas diferenciadas.
* Identificar e caracterizar os diversos movimentos de contestação social do Brasil, destacando suas propostas políticas, os diversos interesses que estavam em jogo, o envolvimento das populações locais e as reações do Estado brasileiro.
* Analisar as relações internacionais do Brasil no século XIX, especialmente com os países da América do Sul e Inglaterra.
* Analisar e explicar a Guerra do Paraguai no âmbito da política brasileira em relação aos países da Bacia Platina, destacando seus significados para os diversos países envolvidos no conflito.
* Identificar e caracterizar as transformações sócio-culturais no Brasil durante o século XIX.
* Conhecer as expressões literárias e iconográficas relacionadas às propostas e discussões sobre a constituição da nação brasileira no século XIX, destacando o romantismo e sua vertente indianista. Deve se destacar, também, aquelas expressões literárias e iconográficas voltadas para a construção dos heróis pátrios.
* Analisar o processo histórico de transição da escravidão ao trabalho livre no Brasil, destacando o papel desempenhado pela resistência dos trabalhadores escravizados.
* Contextualizar a instalação e a consolidação do regime republicano no Brasil, destacando sua organização política, econômica e social.
* Analisar a sociedade brasileira das primeiras décadas do século XX: suas contradições, o domínio oligárquico e as diversas lutas políticas e sociais.
* Analisar a industrialização brasileira nas primeiras décadas do século XX e o movimento operário.
- A revolução inglesa pode ser dividida em quatro etapas principais:
- Guerra civil (1642-1648);
- Regime republicano (1649-1659);
- Restauração monárquica (1660-1688);
- Revolução Gloriosa (1688-1689).
O DESENROLAR DA REVOLUÇÃO
- Guerra civil: a morte do rei
* Irritado com a oposição parlamentar, Carlos I mandou sua guarda invadir a sede do parlamento e prender seus principais líderes.
* Na divisão das forças em conflito, estavam do lado do rei, principalmente a nobreza anglicana e a católica.
* As tropas do parlmento foram lideradas por Oliver Cromwell, que organizou o NEW MODEL ARMY (novo modelo de exército), cujos postos de comando eram conquistados por merecimento militar e não pela origem de família, como ocorria no exército organizado pelo monarca.
* A guerra civil chegou ao fim com a vitória das tropas do parlamento.
REGIME REPUBLICANO: O PROTETORADO
- Após esmagar as oposições, Oliver Cromwell instalou na Inglaterra o regime republicano, comandando o país de 1649 à 1658.
- A república ditatorial de Cromwell ficou conhecida como protetorado.
- Entre os acontecimentos que marcaram esse período, destacam-se:
* Formação da Comunidade Britânica (1651)
* Decreto do Ato de Navegação (1651)
* Guerra contra o holandeses (1652-1654)
* Estabelecimento do título de Lorde Protetor (1653)
- Após a morte de Cromwell (1658), seu filho Ricardo, assumiu o poder, dando continuidade ao poder republicano.
RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA: OS STUART VOLTAM AO PODER
- Ricardo não tinha a mesma habilidade política e administrativa de seu pai.
- A agitação política tomou conta do país.
- O período da restauração monárquica do Stuart estendeu-se pelos reinados de Carlos II (1660-1685) e de seu irmão Jaime II (1685-1688).
REVOLUÇÃO GLORIOSA: A DERROTA DO ABSOLUTISMO
- Temendo a volta do absolutismo, a maioria do parlamento decidiu tirar do poder o rei Jaime II.
- A luta entre as forças de Guilherme de Orange e as tropas de Jaime II ficou conhecida como REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688-1689), que culminou com a derrota do monarca inglês.
- Com o título de Guilherme III, Orange assumiu o trono britânico.
- Teve de, entretanto, assinar a DECLARAÇÃO DE DIREITOS (BILL OF RIGHTS), na qual o parlamento limitava seus poderes em vários aspectos.
- Estabelecia-se assim, a superioridade da lei sobre a vontade do rei: era o fim do absolutismo.
- Após a REVOLUÇÃO GLORIOSA, instalou-se a monarquia parlamentar na Inglaterra.
CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO
- Em consequência das transformações políticas promovidas pelo parlamentarismo, os ingleses passaram a desfrutar de mais liberdade religiosa que outros europeus.
- A tolerância religiosa inglesa foi acompanhada por uma maior liberdade de expressão política e filosófica, também proporcionada pela monarquia parlamentar.
- Entre as principais consequências da REVOLUÇÃO INGLESA destaca-se:
* Fim do absolutismo na Inglaterra - Desenvolveu-se assim o Estado liberal, no qual havia três poderes distintos: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.
*Analisar os processos revolucionários modernos na Europa e América, relacionando-os à constituição histórica dos conceitos de cidadania e democracia.
* Contextualizar as revoluções inglesa, americana e francesa, relacionando-as aos projetos políticos, econômicos e sócio-culturais das diferentes classes sociais em luta.
* Analisar os desdobramentos da Revolução Francesa, o período napoleônico e os impactos na política européia.
* Identificar a importância dos processos revolucionários para a consolidação da modernidade no mundo ocidental, expressos na organização política da sociedade, na economia, no sistema de crenças e nos diversos aspectos da cultura, como a literatura, as artes plásticas, a música e a arquitetura.
CIVILIZAÇÃO MICÊNICA (Sécs. XX a XII a.C). Desenvolveu-se desde o início do segundo milênio a.C.
TEMPOS HOMÉRICOS (Sécs. XII a VIII a.C). Na transição de um mundo essencialmente rural, os senhores enriquecidos formaram a aristocracia proprietária de terras, que fez recrudescer o sistema escravista.
PERÍODO ARCAICO (Sécs. VIII a VI a.C.). Com a formação das cidades-estados (póleis), ocorreram grandes alterações sociais e políticas, bem como o desenvolvimento do comércio e a expansão da colonização grega.
PERÍODO CLÁSSICO (Sécs. V e IV a.C.). Auge da civilização grega;
PERÍODO HELENÍSTICO (Sécs. III e II a.C). Decadência política, domínio macedônico e conquista da Grécia pelos romanos.
- No eixo temático A Filosofia Grega, em um primeiro momento, procurar-se-á apresentar aos estudantes a especificidade histórica do surgimento da Filosofia Grega Antiga.
1. O significado do termo Filosofia
- O nascimento da filosofia
- O surgimento da Pólis
- O espanto
* Explicar as três principais teorias sobre o surgimento da filosofia:
* A ruptura entre o mito e o logos - teoria do milagre grego;
* A continuidade entre mito e logos - o mito noético e o surgimento político da filosofia;
* A hipótese aristotélica do surgimento da filosofia a partir do espanto.