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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Só porque eu não me importo não significa que eu não entendo!!!

A IMAGEM DÁ O QUE PENSAR

O UNIVERSO DO TRABALHO E DO CONSUMO


O trabalho é a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim. Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento. O consumo está no Setor da ciência econômica que se ocupa da aquisição de bens que podem ser bens de consumo e bens de capital e serviços. Por definição, é a utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou uma empresa. Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da fabricação, armazenagem, embalagem, distribuição e comercialização. O trabalho é um palavra de origem latina, vem de tripalium (três paus), objeto de tortura utilizado na antiguidade para repreender escravos e servos desobedientes que não quisessem cumprir seus afazeres. O trabalho, então, desde a raiz semântica e etimológica do termo é algo ruim, torturante, que provoca dor e repulsa. Na antiguidade, o trabalho manual e pesado era executado exclusivamente por escravos e servos, cabendo aos senhores somente a atividade intelectual e o ócio. Não exisita trabalho intelectual até porque os termos excluíam um ao outro. Trabalhar era usar a força física, pensar era exercitar o ócio. O consumo, como a própria palavra diz, é algo que consome, não só aquilo que é consumido mas o consumidor e o mundo à sua volta. Na lógica do consumismo tudo é consumível e, portanto, tudo é desgastável e descartável. O homem se realiza pelo trabalho? Na atual etapa da civilização não. Por mais que a ideologia vigente tente inculcar isso na cabeça dos trabalhadores para torná-los dóceis e úteis, a contradição se revela quando se percebe que não há realização no trabalho. O trabalhador não se realiza no trabalho, mas vê o trabalho como uma tortura necessária para viver. E por isso se submete, por sobrevivência. Não há realização no trabalho porque aquilo que é produzido pelo trabalhador não o pertencerá, mas se tornará propriedade de seu patrão. O trabalhador realiza então o proprietário, o patrão, e não a si mesmo. Mas o trabalho pode ser meio de realização humana a partir do momento em que ocorrer a socialização dos meios de produção e os produtos e resultados do trabalho humano se tornarem socializados. Enquanto houver trabalho de uns para a realização e satisfação de outros não haverá justiça nem realização no trabalho. O trabalho é alienado hoje em dia justamente pelo fato do trabalhador não ter consciência de seu papel e seu poder na dinâmica social. O trabalhador é usurpado no produto de seu trabalho se tornando obrigado a vender sua força produtiva, sua vida, seu corpo. Aí está a alienação do trabalhador. Na falta de consciência e mobilização de sua própria situação. O mundo do trabalho ainda apresenta outros problemas além dos já citados. Há sempre a exigência de experiência para o exercício de determinadas funções ou determinados trabalhos ou profissões, o que dificulta o ingresso de jovens e adolescentes no universo do trabalho. Existe a força de vontade por parte dos aspirantes ao emprego, mas falta oportunidade por parte dos empregadores. Esse é o maior problema enfrentado pela juventude na busca pelo primeiro emprego. A atual dinâmica do trabalho vive e se alimenta da sociedade de consumo, de um modo de ver o povo somente como consumidores, como clientes. A sociedade de consumo tem consumido de forma exacerbada e gerado destruição do meio ambiente e produção gigantesca de lixo. Consumir é necessário, porque temos necessidades básicas a serem supridas. Mas consumir como temos consumido é uma atitude irresponsável que compromete nossa própria existência. O consumo alienado produz consequências desastrosas para a humanidade. O mercado das futilidades é o que mais cresce hoje no mundo, ao mesmo tempo em que é o mercado que mais danifica a natureza e o meio ambiente. Por isso necessitamos urgentemente adotar um consumo responsável, consciente, que não se deixe levar e guiar pelos apelos das propagandas e dos meios de comunicação em massa. Um exemplo clássico que podemos citar é o do transporte: é preciso investir mais em transporte público de qualidade e menos em carros de luxo. Quanto mais carros na rua mais poluição e danos à natureza e ao meio ambiente teremos. Outro problema da sociedade de consumo é o lazer alienado. O homem necessita do ócio, do descanso, do lazer. Mas as opções de ócio, de lazer e descanso ofertadas pelo mercado da sociedade de consumo alienam o homem, escravizam, gera exclusão social e exploração. O sujeito se torna um telespectador passivo da história. Não há interatividade real. Somos entertidos enquanto eles nos roubam, nos lesam. Isso é a industria do entreterimento. Este é o lazer alienado. Buscar alternativas para realizar um ócio produtivo, ativo, participativo, para um lazer consciente, menos consumista, um descanso reparador e energizador é tarefa também urgente para nós seres humanos. O universo do trabalho e do consumo precisam urgentemente serem reavaliados para contribuírem de forma efetiva e saudável para a realização plena e digna da humanidade.